Planejamento & Vendas
Calendário de Ações
Comerciais e Vendas.
Calendário de Ações Comerciais e Vendas 2023
Por: Nayra Novais -
O calendário comercial fornece datas fundamentais que devem ser exploradas pelos empresários, a fim de implementar estratégias nos negócios. Essas datas se tornam uma ferramenta poderosa para o lançamento de campanhas promocionais e publicitárias que visam atrair mais consumidores e o faturamento.
Por exemplo, uma empresa que vende kits de mesa posta, pode aproveitar datas comemorativas como Dias das Crianças, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal etc., para investir em ações exclusivas na confecção de seus materiais, a fim de direcionar e aumentar as vendas. E essa mesma lógica pode ser praticada por lojas de roupas esportivas, restaurantes, acessórios e muito mais.
Quer saber mais sobre os benefícios que um calendário de ações comerciais e vendas pode trazer para o seu negócio? Confira esse artigo até o fim.
Para o que serve o Calendário Comercial?
O calendário comercial é crucial, pois serve como um guia para os lojistas planejarem estratégias com antecedência e não perderem nenhuma oportunidade de venda. O calendário lista todos os eventos importantes que podem afetar as vendas ao longo do ano, tais como: feriados, datas promocionais (Semana do frete grátis, Dia do Consumidor, Black Friday, Cyber Monday), temporadas (Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Férias, Volta as Aulas), entre outros. Além disso, o calendário também pode conter informações sobre tendências de mercado e comportamentos do consumidor. Dessa forma, os lojistas podem se planejar de acordo e aproveitar todas as oportunidades para alavancar suas vendas.
Nesse contexto, o calendário comercial se tornou ainda mais importante nos últimos anos, em que o comércio em geral, e o e-commerce em especial, teve um crescimento expressivo devido a pandemia Covid-19 e necessidade de se readequar aos novos cenários. Para se ter noção, em 2022, na Black Friday, o e-commerce registrou alta de 21,1% enquanto o faturamento no universo físico subiu 5,4%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Isso demonstra que a tendência é cada vez mais o consumo online, uma vez que oferece maior comodidade e praticidade para o cliente. Além disso, as empresas têm investido cada vez mais em tecnologias para melhorar a experiência do usuário, tornando-a gradativamente mais fluída e agradável.
Todos esses dados reafirmam não só o crescimento das vendas online no gosto do consumidor nos últimos anos, mas também a necessidade por um acompanhamento mais meticuloso do calendário comercial. Isso torna imperativo que as empresas de todos os segmentos e tamanhos estejam sempre atentas às tendências de mercado e se adaptem rapidamente para oferecer o melhor para seus clientes.
Isso porque uma data negligenciada ou desatualizada pelo empresário ou gestor comercial pode acarretar prejuízos às finanças da empresa, uma vez que a loja virtual deixará de obter lucros, o que impactará negativamente no fluxo de caixa.
Como montar um calendário comercial?
Um dos primeiros pontos para começar o seu calendário comercial é saber da abrangência em nível nacional e regional. Isso significa que você precisa considerar fatores como feriados, eventos regionais e outras datas importantes para o seu público-alvo. Além disso, é importante levar em conta a temporada de férias e os períodos de alta demanda do mercado. Tudo isso, vai ajudar você a planejar melhor as suas campanhas e promoções, garantindo um maior retorno sobre o investimento.
Outra questão a ser levada em consideração são as novas oportunidades dentro das vendas. Como, por exemplo, montar uma campanha em determinado período, a fim de aumentar a venda de um produto da sua empresa. Isso pode ser feito através da análise dos dados históricos de vendas, bem como do comportamento do consumidor. Os comerciantes e empreendedores precisam sempre estar com o radar ligado às tendências do mercado e aos movimentos da concorrência.
Com o devido planejamento, fica muito mais simples evitar o trabalho reativo desnecessário. Trabalhe com sua equipe para garantir que seu produto e serviço sejam comercializados de maneira adequada e direcionada.
Quais são as datas comerciais que mais vendem?
Vai depender do seu ramo de atuação, mas em geral as datas comemorativas que mais fazem o mercado comercial girar são: páscoa, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, black friday, natal e ano novo.
Quando planejar o calendário comercial?
Para iniciar o novo ano com estratégias de vendas bem-sucedidas, o planejamento deve ser iniciado entre outubro e dezembro. É importante você se lembrar de realizar o levantamento de dados com todos os indivíduos da empresa, de cada área, especialmente com os departamentos responsáveis, onde pode haver mudanças relevantes.