Recursos Humanos
Contratação errada:
Prejuízos e como evitar.
Contratação errada: Prejuízos e como evitar
Por: Nayra Novais -
Ninguém deseja realizar uma contratação errada. Não apenas por ser uma situação desagradável, mas por ocasionar diversos outros prejuízos a empresa. Todo gestor, certamente, já passou por uma situação onde a contratação de um novo colaborador não foi muito efetiva. Em alguns casos, há a possibilidade de uma realocação do funcionário em outro setor, mas, em outros existem sinais que essa solução não terá sucesso. Então, como evitar os prejuízos e realizar uma contratação efetiva?
Prejuízos relacionados a uma contratação errada
Para garantir a competitividade do negócios toda empresa precisa de profissionais capacitados para realizar o recrutamento e seleção de forma efetiva a fim de evitar prejuízos para a empresa. Veja abaixo os principais prejuízos relacionados a uma contratação errada.
Baixa Produtividade da Equipe
Ao errar no momento da contratação, você está contribuindo diretamente para o aumento do turnover da sua empresa, fazendo com que as ferramentas de gestão de pessoas não apresentem os resultados esperados.
Ter sempre um funcionário em treinamento faz com que os processos fiquem mais lentos, fazendo assim, a produtividade da equipe ser afetada. Nessas situações, para se manter uma boa produtividade, sempre haverá aquele colaborador sobrecarregado por dar conta do trabalho dos outros.
É preciso não só investir em um processo seletivo eficiente, como também, no reconhecimento dos colaboradores sobrecarregados.
Cultura Empresarial Afetada
Uma das principais características analisadas em uma contratação é a compatibilidade do perfil do colaborador com a visão, missão e propósitos da empresa. Quando se tem uma equipe formada por pessoas que compartilham da mesma visão da empresa, é mais fácil a criação e manutenção da cultura organizacional, além de garantir a harmonia da empresa.
Quando se faz uma contratação errada, tende-se a causar conflitos e prejudica o equilíbrio da equipe. Então, é necessário focar mais do que só nas competências técnicas necessárias para o exercício da profissão, é preciso analisar as virtudes éticas e morais do candidato, além de um ótimo processo de integração.
Custos Altos
O diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, Celso Bazzola, realizou um levantamento onde diz que o custo por uma contratação errada pode ser de 3 a 15 vezes o salário do demitido.
Nestes custos está embutido despesas com novos processos seletivos (anúncio de vagas, uniformes, exames admissional), treinamento e integração da equipe, entre outras.
Em momentos de crise, esses valores têm um peso ainda maior.
Employer Branding Enfraquecido
Uma empresa que possui um turnover muito alto dificilmente terá uma imagem de marca empregadora forte. Saiba que é comum no mercado a realização de pesquisas para identificar os melhores lugares para se trabalhar.
Esse ranqueamento ajuda a atrair os melhores profissionais para as melhores empresas. Uma empresa que tem uma imagem manchada, dificilmente atrai profissionais de alta performance.
6 erros comuns no processo de contratação
Um processo de contratação sem estratégia pode te prejudicar de várias maneiras. Veja abaixo os cinco erros mais comuns:
- Não ter um processo seletivo padronizado
- Não ter uma descrição de cargos correta
- Não realizar o mapeamento do perfil
- Não verificar a estabilidade de suas experiências
- Não analisar o fit cultural
- Não alinhar as expectativas corretamente com o candidato
O que fazer quando se faz uma contratação errada?
Ao identificar que uma contratação foi errada, é necessário realizar um feedback adequado. Falar sobre a sua insatisfação e problemas de produtividade dele, pode ajudar a resolver o problema. Realizar uma pesquisa com o gestor, clientes e colegas de trabalho poderá dar outro parâmetro sobre a situação.
Caso tenha uma decisão de rescindir o contrato de trabalho, realizar uma entrevista de desligamento vai ajudar a organização a entender os pontos que precisam ser melhorados na empresa e no processo de recrutamento e seleção.
Como evitar uma contratação ineficiente
Um processo seletivo de uma empresa precisa ser bem estruturado, caso contrário, o risco de deixar escapar bons profissionais é alto.
Ao divulgar a vaga, seja claro com as informações. Com um anúncio claro e completo, os bons candidatos já saberão o que encontrar e se vale a pena candidatar-se ou não. Quando não se tem clareza na divulgação, muitos candidatos desistiram da candidatura.
Já no processo seletivo, é necessário ser claro ao apresentar o cargo. Responsabilidades, metas da empresa, entre outras informações. Apresentar de forma ampla e detalhada é essencial para alinhar as expectativas do candidato com as necessidades da organização.
Entender que leva um certo tempo para encontrar um profissional que se enquadra na vaga e com as expectativas da organização. Estima-se que são necessárias seis semanas para atrair e analisar uma quantidade ideal de candidatos com alta compatibilidade ao cargo.