Lean Manufacturing
Entenda o que é e como
pode ser aplicado na sua
empresa.
Lean Manufacturing: entenda o que é e como pode ser aplicado na sua empresa
Por: Nayra Novais -
Lean Manufacturing, também conhecido como produção enxuta ou produção just-in-time (JIT), remonta ao final da década de 1940, quando a Toyota desenvolveu seu modelo operacional chamado Toyota Production System (TPS). Mais tarde, em 1988, John Krafcik estabeleceu o termo “lean”.
O surgimento dos princípios da manufatura enxuta é atribuído a James Womack e Daniel Jones que definiram os 5 princípios do método em 1996: especificação de valor; mapear o fluxo de valor; criação de fluxo de valor; estabelecimento de sistema puxado; perseguindo a perfeição. Os princípios que formam um ciclo de produção são o coração da filosofia Lean e do pensamento Lean.
Originário do mundo da manufatura, hoje o método é aplicado com sucesso como um método de gerenciamento em setores e domínios.
Quais são os seus princípios e conceitos-chave da manufatura enxuta?
A metodologia possui cinco princípios básicos, que são considerados como elementos essenciais para o grande sucesso obtido pela Toyota ao longo dos anos e que podem ser aplicados em qualquer empresa, de qualquer tamanho:
identificar valor: Antes de começar a identificar e eliminar o desperdício, você precisa definir o que é valioso para o cliente. Depois que o cliente define o que é valioso para ele, você pode criar um produto que tenha apenas o necessário e remover todo o trabalho e componentes desnecessários associados a ele.
Mapear o Fluxo de Valor: Um mapeamento do fluxo de valor permite que os gerentes visualizem cada etapa do processo de produção para identificar desperdícios e oportunidades de melhoria.
Criar fluxo contínuo (sem interrupção): Um dos objetivos da manufatura enxuta é a melhoria do processo. Isso porque, uma vez que você melhora as etapas do fluxo de valor, pode reduzir o lead time de produção
Estabelecer a produção puxada: O sistema puxado consiste em iniciar uma nova obra somente quando houver demanda do cliente. Isso é o que dá suporte à produção just-in-time .
Melhoria Contínua: Este princípio consiste em usar constantemente técnicas enxutas como o mapeamento do fluxo de valor para encontrar e eliminar o desperdício.
Como aplicar essa metodologia na sua empresa?
Aplicar a metodologia Lean Manufacturing é essencial para obter melhores resultados na empresa. Essa metodologia requer o estudo de toda a empresa, seus processos, coleta e mensuração de dados para identificar onde estão os problemas e trabalhar para resolvê-los. Existem alguns indicadores que também são interessantes de serem analisados: tempo entre o início da cadeia produtiva até o produto final, tempo utilizado para realizar cada processo, quantidade fabricada em um determinado período de tempo, capacidade produtiva da equipe, ou seja, quanto o grupo consegue produzir em determinado período e eficiência do processo, quanto tempo é dedicado nas atividades que realmente geram valor para o cliente.
Com esse método, é possível eliminar desperdícios, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir os custos. Além disso, o uso da metodologia Lean Manufacturing traz outros benefícios como aumento da produtividade, menor lead time nos processos e maior satisfação dos clientes.
Outra ideia interessante que pode ser feita é o debate entre os funcionários, pois muitas vezes quem está presente no interior da fábrica tem consciência daquilo que é preciso melhorar. Essa cultura pode ser aplicada em qualquer área, inclusive nas tarefas pessoais, o que favorece o desenvolvimento dos colaboradores. A adoção dessa metodologia traz inúmeros benefícios para as organizações, entre os quais podemos destacar: redução de custos, maior produtividade, melhor qualidade dos produtos e serviços e maior satisfação dos clientes.
Benefícios da Manufatura Enxuta
Existem muitos benefícios em implementar a manufatura enxuta em sua empresa. Além disso, os processos de manufatura enxuta podem ser aplicados a organizações fora da indústria de produção, como agências de marketing ou firmas de recursos humanos. As vantagens dessa estrutura podem depender de suas necessidades e objetivos de negócios. Aqui estão alguns benefícios da manufatura enxuta:
Economiza tempo: um componente primário da manufatura enxuta é aumentar a eficiência e reduzir o tempo. Quem o implementa pode ter a oportunidade de economizar tempo no local de trabalho. Isso pode significar que eles têm mais capacidade de expandir o negócio ou tirar uma folga para descansar.
Economiza dinheiro: Minimizar o desperdício de recursos e outros fatores de produção permite que os fabricantes economizem dinheiro. Por exemplo, se eles diminuírem o número de produtos defeituosos que precisam descartar, poderão diminuir seus custos de compra de materiais e suprimentos.
Motiva os funcionários: Parte da manufatura enxuta é a importância da melhoria contínua, adaptabilidade e aprendizado. Os funcionários podem se sentir motivados quando podem abordar erros com habilidades de pensamento crítico, aprender com eles e resolvê-los para o futuro.