Finanças

Ebitda:
O que é?
Como utilizar a favor do seu negócio?

Ebitda: O que é? Como utilizar a favor do seu negócio?

Por: Nayra Novais -

A relação do EBITDA com o lucro líquido tem sido algo muito importante para as empresas. Por meio do EBITDA, é possível analisar o nível de ganho em empresas de todos os tamanhos, o que pode auxiliar no processo de tomada de decisão. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem o que é o EBITDA. Neste artigo, vamos explicar o que é o EBITDA e como utilizar a favor do seu negócio.

O que é Ebitda?

O EBITDA é um acrônimo para Lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação. Trata-se de um indicador financeiro usado para medir os lucros operacionais de uma empresa, excluindo os custos dos juros, impostos, amortização e depreciação. É um indicador importante que as empresas usam para avaliar sua performance.

Aplicação do Ebitda

A principal aplicação do EBITDA é a avaliação de empresas por meio do mercado de capitais. Os investidores usam o EBITDA para julgar o valor de uma empresa, pois mostra a quantidade de lucro gerada sem os efeitos dos juros, impostos, amortização e depreciação. Outra aplicação do EBITDA é a análise de liquidez da empresa. O EBITDA é usado para calcular a razão de liquidez corrente, que procura medir a capacidade da empresa de pagar suas dívidas a curto prazo.

Cálculo do Ebitda

O EBITDA é calculado com base nas informações contábeis da empresa. Primeiro, você deve calcular o lucro líquido da empresa. Em seguida, adicione juros, impostos, amortização e depreciação para obter o EBITDA.

Vantagens do Ebitda

O Ebitda é uma ferramenta útil que permite às empresas compararem suas performances ao longo do tempo, mesmo com mudanças nos impostos, juros, amortização e depreciação. Além disso, o EBITDA é útil para calcular o valor de uma empresa e determinar um preço de venda apropriado para ela.

Desvantagens do Ebitda

Embora o EBITDA seja uma ferramenta útil para avaliação de empresas, ela não considera outros itens importantes, como as operações de capital e outras despesas. Além disso, as empresas podem optar por usar métodos diferentes para calcular o EBITDA, o que pode resultar em diferentes resultados.

Como melhorar o Ebitda

A melhor maneira de melhorar o EBITDA de uma empresa é reduzir os custos operacionais. Isso inclui otimizar o processo de produção, reduzir o número de funcionários, otimizar o processo de vendas, ou reduzir os custos de transporte. Outras formas de melhorar o EBITDA incluem obter descontos nos juros e impostos, aumentar os preços de venda e cortar custos de produção.

Qual a diferença entre EBITDA e Lucro Líquido?

Analisar o EBITDA é mais indicado para avaliar a saúde financeira da empresa, uma vez que todos os custos, tributos, depreciações e amortizações estão compreendidos neste contexto. O Lucro Líquido, por sua vez, está sujeito a alterações, já que pode ser afetado por investimentos não diretamente relacionados ao ramo da empresa, os quais poderão se transformar em pagamentos de dívidas, financiamentos e juros.

Utilização do Ebitda na Bolsa de Valores

O EBITDA também pode ser usado para analisar as empresas que estão na bolsa de valores. Os investidores usam o EBITDA para avaliar o potencial de lucro de uma empresa. Além disso, o EBITDA também pode ajudar os investidores a avaliar se a empresa tem uma situação financeira saudável, já que um EBITDA alto significa que a empresa tem um bom desempenho financeiro.

O Ebitda é um indicador financeiro útil para avaliar o desempenho de uma empresa, permitindo às empresas compreenderem melhor seus resultados operacionais. O EBITDA também é útil para calcular o valor de uma empresa e determinar um preço de venda adequado. Além disso, o EBITDA também pode ser usado para analisar empresas listadas na bolsa de valores. Gostou deste post sobre o Ebitda e sua utilização no diagnóstico de empresas e na bolsa de valores? Compartilhe nas redes.