Recursos Humanos
Empresas com Gestão Humanizada
Empresas com Gestão Humanizada
Por: Nayra Novais -
Gestão Humanizada
A gestão humanizada cria valor emocional, intelectual, espiritual, cultural, social e ecológico além do econômico para os stakeholders.
Stakeholders são todas as pessoas, empresas ou instituições que têm algum tipo de interesse na gestão e nos resultados de um projeto ou organização, influenciando ou sendo influenciadas – direta ou indiretamente – por ela.
A compreensão do termo se torna mais clara ao analisarmos a palavra stakeholder. Ela vem do inglês e nasce da junção de duas palavras: stake, que pode ser traduzido como interesse e holder, aquele que possui algo.
Portanto, em outras palavras, é possível dizer que os stakeholders nada mais são do que os grupos ou públicos de interesse da empresa.
Estudo inédito realizado no Brasil destaca 22 empresas comprometidas com os princípios do movimento Capitalismo Consciente.
Além de se destacarem por suas boas práticas, as 22 empresas humanizadas do Brasil – ou EHBRs – também têm boa performance em indicadores bastante valorizados pelo mercado. “Os resultados da pesquisa ainda são preliminares, mas as EHBRs superam outras empresas em praticamente todos os indicadores analisados”
Para constar na lista final do estudo, uma companhia precisava atender a três critérios:
Apresentar resultados consistentes, nos últimos cinco anos, para todos os stakeholders com as quais elas interagem.
Ter legitimidade, isto é, ser reconhecida por todos os seus stakeholders e destacar-se em notáveis rankings e certificações, como o Sistema B e o Great Place To Work.
Comprovar, de maneira consistente e verdadeira, o uso de práticas conscientes no negócio, envolvendo os quatro pilares do capitalismo consciente – propósito maior, orientação para stakeholders, cultura consciente e liderança consciente.
Elas são duas vezes mais rentáveis do que a média, possuem clientes 240% mais satisfeitos e colaboradores 225% mais felizes.
Para entrar um dia na lista das Empresas Humanizadas do Brasil, sua organização precisa mostrar-se alinhada aos quatro princípios do capitalismo consciente.
Responda às perguntas a seguir e tenha uma primeira noção do grau de alinhamento da sua companhia.
Propósito maior
( ) A organização atende a uma necessidade profunda dos clientes?
( ) Os clientes seriam profundamente prejudicados se a organização deixasse de existir?
( ) Os colaboradores encontram satisfação intrínseca no trabalho, que vai além dele?
Orientação para stakeholders
( ) Para toda decisão estratégica, a empresa considera explicitamente os impactos de curto e longo prazo em todos os stakeholders?
( ) A empresa utiliza métricas para avaliar o bem-estar de cada um dos stakeholders, e estas são monitoradas em alto nível?
( ) A empresa reconhece as interdependências existentes entre os stakeholders, e procura soluções que possam satisfazer todos os stakehoders simultaneamente?
Liderança consciente
( ) Os líderes estão nesses cargos por acreditarem apaixonadamente no propósito da organização e na importância de estar a serviço das pessoas?
( ) Os líderes procuram promover as pessoas com a melhor integridade, compaixão e capacidade de querer o bem?
( ) A maioria das posições seniores da empresa são preenchidas por pessoas de dentro da empresa?
Cultura consciente
( ) A cultura da empresa permite o uso extensivo de equipes autogerenciadas, automotivadas e autodirigidas para realizar o trabalho?
( ) As pessoas e a organização estão continuamente evoluindo para níveis superiores de consciência?
( ) A cultura da empresa permite que as pessoas sejam autênticas e comprometidas com a verdade?
Exemplo de empresas humanizadas: Amazon, BMW, Google, IDEO, Starbuks, Johnson e Johnson
10 Características de empresas humanizadas:
- Cultura corporativa baseada em valores humanizados.
- Se esforçam para além de obter lucro, se envolvem emocionalmente com os steakholders
- Comunicação direta
- São altamente adaptáveis
- Mantem uma cultura de respeito e transparência
- Gastam tempo e dinheiro construindo times para solucionar os problemas dos clientes
- Fornecem um ambiente divertido, um equilíbrio trabalho – vida pessoal e benefícios que fornecem qualidade de vida
- Valorizam treinamento e desenvolvimento, reconhecimento e a celebração
- Geram fidelidade dos clientes
- Atendem necessidade emocionais dos consumidores
- Possuem uma liderança inspiradora
- Acreditam que manter funcionários felizes e comprometidos resultados em interações com clientes mais significantes.
Para saber mais sobre o assunto, fale com um de nossos especialistas,