Consultoria
Consultoria Empresarial.
Consultoria Empresarial
Por: Nayra Novais -
O que é?
Consultoria empresarial é um serviço que tem o objetivo de identificar e solucionar os problemas da empresa, além de orientar a gestão do negócio.
Trata-se de uma orientação para uma gestão eficiente e competitiva, de modo a melhorar a produtividade, o crescimento e a tomada de decisão.
Auxilia gestores e empresas a alcançar objetivos organizacionais, resolvendo problemas de gestão e negócios, identificando e aproveitando novas oportunidade, aprimorando e implementando mudanças.
Quais os tipos de consultoria?
As principais áreas são :
- Financeira
- Processos
- Comercial
- Estratégica
- Gestão Empresarial
- Gestão de Pessoas
- Marketing
Como funciona uma consultoria?
- A partir da contratação, se cria um vínculo de parceria entre Gestores da Empresa e Consultoria focados no mesmo objetivo
- Levanta as informações e faz análise (diagnóstico)
- Apresenta as ferramentas de melhorias e de tratativas de problemas
- Planeja as ações
- Implanta as melhorias junto com o cliente (somos hands on)
- Acompanha, corrige e avalia os resultados
Por que contratar uma consultoria?
O principal motivo para a contratação do serviço de uma consultoria é para solucionar necessidades, sejam elas oportunidades ou dificuldades identificadas na empresa; e que normalmente sozinho, o gestor não conseguiria ou levaria muito tempo e energia para solucionar. Já com a contratação de uma equipe de especialistas da área é possível conseguir resultados satisfatórios em tempo pré-definido, já que as consultorias trabalham com cronograma.
- Velocidade: sua empresa poderia tratar da situação, mas não com a mesma velocidade que uma consultoria especializada em resolver seu problema.
- Conhecimento: sua empresa precisa da experiência, know how e conhecimento que os especialistas da consultoria tem para aplicar em sua empresa.
- Credibilidade: Necessidade de uma validação no mercado, e a consultoria experiente oferece os treinamentos necessários para dar maior segurança a parceiros, clientes e investidores.
- Custos: mesmo que sua empresa possa realizar o trabalho sozinha, um consultor poderia realizá-la por um custo mais baixo.
Alguns Benefícios:
- Agregar conhecimento ao negócio;
- Análise feita de um olhar profissionalizado, sem vínculos emocionais ou vícios da rotina empresarial.
- Conectar soluções aos desafios existentes;
- Obter mais resultados e com maior rapidez.
- Aportar experiência adquirida em anos de atuação empresarial anterior permitindo a empresa ganho em agilidade com resultados otimizados.
O que analisar em uma empresa de consultoria empresarial
- Avaliações de clientes da consultoria – tempo de mercado – Experiência
- O objetivo da consultoria está alinhado com o da sua empresa?
- É um equipe que conduzirá o processo por multiprofissionais ou uma pessoa?
- Existe um método de trabalho específico?
É importante saber: Uma consultoria não faz o trabalho todo sozinho, o resultado que se deseja atingir com a contratação da consultoria vai depender do envolvimento dos gestores e responsáveis pelos setores da empresa em trabalhar juntos com a consultoria, ou seja, tendo o mesmo objetivo de atingir os melhores resultados, confiando na capacidade de cada especialista envolvido na consultoria contratada pela empresa.
Quer saber mais sobre a nossa Consultoria e sobre os nossos serviços?
Converse com um de nossos especialistas clique aqui.