processos
Como aplicar o
programa
de qualidade 5S
no seu trabalho?
Como aplicar o programa de qualidade 5S no seu trabalho?
Por: Nayra Novais -
A metodologia 5S foi desenvolvida no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. O seu objetivo era auxiliar na reestruturação do país e reorganizar suas indústrias. Neste período, os princípios de controle da qualidade americanos foram aperfeiçoados no Japão impulsionando o desenvolvimento da indústria nipônica.
O Programa de qualidade 5S pode nos ajudar na organização e na criação de sistemas voltados ao ganho de tempo e saúde no trabalho, o qual promove um ambiente limpo, integrado, organizado e saudável, trazendo resultados melhores e um desempenho coletivo da equipe de trabalho. Ele promove a ordem sistêmica do ambiente, compreendendo desde a disposição dos móveis, acessórios e até a organização do seu computador.
Os 5s são:
SEIRI:
Senso de Utilização;
SEITON:
Senso de Ordenação;
SEISO:
Senso de Limpeza;
SEIKETSU:
Senso de Conservação;
SHITSUKE:
Senso de Autodisciplina.
1 – SENSO DE UTILIZAÇÃO
Classificar e descartar o que não é necessário. Tenha apenas o que você precisa.
Principais Atividades
- Descarte de ferramentas e documentos obsoletos;
- Redução de papéis sobre mesas e armários;
- Redução do consumo de itens de escritório (caneta, papel, copos descartáveis, etc…)
Principais Benefícios
- Redução ou até eliminação do desperdício;
- Melhor utilização dos espaços.
2 – SENSO DE ORDENAÇÃO
Um lugar para coisa e cada coisa em seu lugar.
Principais Atividades
- Revisão do Iayout:
- Identificação e sinalização de compartimentos e ambientes
- Definição de locais de guarda;
- Ordenação das ferramentas e dos documentos nas mesas, armários e locais fechados;
Principais Benefícios
- Reducão do tempo e do desgaste fisico e mental para acessar aquilo que se deseja, gerando maior produtividade.
3 – SENSO DE LIMPEZA
Limpar e conservar. Limpar começa por não sujar.
Principais Atividades
- Reciclagem de papéis;
- Coleta seletiva;
- Manutenção da limpeza em espaços de uso coletivo como: Sala do café, copiadoras, reunião e banheiros.
Principais Benefícios
- Imagem positiva do ambiente;
- Bem-estar, incluindo os espaços coletivos
4 – SENSO DE SAÚDE
Elimine o que ameaça sua saúde e a dos seus colegas.
Principais Atividades
- Padronização de identificações e sinalizações;
- Avaliação da ergonomia; organização dos arquivos virtuais:
- Definição de regras de convivência;
- Cuidados com a saúde não relacionada ao trabalho (Obesidade, dependência química, sedentarismo, stress, integração do grupo, etc.)
Principais Benefícios
Equilíbrio físico, mental e emocional.
5 – SENSO DE DISCIPLINA
Reeducação de hábitos e autocontrole. Seguir melhorando.
Principais Atividades
- Levantamento de satisfação dos clientes internos e externos;
- Cumprimentos de regras de convivência;
- Manutenção da ordem e da limpeza;
- Tratamento adequado dos arquivos virtuais.
- Padronização
Principais Benefícios
- Maior otimização do tempo em função de uma maior pontualidade;
- Liberação de tempo para atividades pessoais fora do horário de trabalho;
- Aumento da satisfação dos clientes internos e externos;
- Desenvolvimento de espírito de equipe.
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